quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Israel: abertura do ano escolar

1.942.000 estudantes israelitas regressaram hoje às aulas nas mais de 4400 escolas espalhadas por todo o país. De uma forma geral a abertura do ano lectivo decorreu sem incidentes de maior, com excepção dos protestos de muitos encarregados de educação junto à escola Ner Etzion em Petah Tikva. Os pais protestaram contra a falta de integração das crianças de origem etíope nas outras escolas da cidade, pois estão todas concentradas em Ner Etzion. 
Como é habitual o Presidente, o primeiro-ministro, os ministros e a líder da Oposição participaram nas cerimónias de abertura do ano escolar visitando várias escolas. 
O Presidente Peres visitou a escola  Chabad Ir Ganim em Jerusalém, onde saudou os estudantes e lhes lembrou que quem não estuda não avança e que o mundo está cheio de conhecimento pelo que é necessário estudar muito. Peres sublinhou ainda a necessidade de os alunos obterem uma formação mais elevada que a dos pais, pois só assim conseguirão ter um um nível de vida superior ao deles.
O Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ministro da Educação Gideon Saar visitaram a escola primária Nofim em Migdal HaEmek. Em conversa com os alunos Netanyahu chamou a atenção para a importância da leitura e da disciplina na escola.
A líder da Oposição Tzipi Livni, visitou uma escola secundária modelo em Petah Tikva, onde para além de mostrar o seu apoio à manifestação dos encarregados de educação de origem etíope, disse aos estudantes que devido aos protestos actualmente a correr em Israel, têm uma excelente oportunidade de ter aulas de formação cívica na rua.

Sem comentários: