terça-feira, 27 de agosto de 2013

Israel: abertura do ano escolar

Hoje em Israel é o primeiro dia do novo ano letivo. Aproximadamente 2 130 000 alunos voltam hoje às aulas nas escolas e creches de todo o país. Este ano entram  150 mil novos alunos no sistema, que no total terá 429 mil crianças na educação pré-escolar, 927 mil no ensino básico e 773 mil no ensino secundário. 15200 jardins de infância vão reabrir, incluindo quase 1000 novos, assim como 4555 escolas, sendo 164 em novas instalações, num total de 64 mil salas de aulas. Além dos alunos regressam também ao trabalho os 148 mil trabalhadores do sector da educação, entre os quais 3800 novos professores e 350 novos diretores. 
O ministro da Educação, Shai Piron, disse ontem à noite estar muito animado com a abertura do ano letivo e desejou um ano letivo de sucesso a alunos e professores.
Como é da tradição o Presidente, o Primeiro-Ministro, vários membros do Governo e a Líder da Oposição assinalaram a abertura do novo ano escolar com visitas a escolas e as jardins infantis.
O Presidente Shimon Peres e o presidente da câmara de Jerusalém, Nir Barkat, visitaram a Escola Básica da Paz em Jerusalém.
O primeiro-ministro Netanyahu visitou o jardim infantil Gan Avivit e a Escola Básica Yoni Netanyahu, em Netanya. Em ambas esteve acompanhado pelo ministro da Educação e pela Presidente da Câmara de Netanya, Miriam Feierberg. Na Escola Básica Yoni Netanyahu, o primeiro-ministro recordou o irmão, referindo o orgulho que teria em ver os alunos a aprender acerca de Israel e do Sionismo.
O Presidente da Knesset, Yuli Edelstein, visitou a Escola Secundária Abu Gosh em Jerusalém e deu uma lição de civismo aos alunos, referindo-se contra os grafitis que são uma praga em algumas zonas de Jerusalém.
A líder da Oposição, Shelly Yacimovich, visitou a Escola Juvenil Jabotinsky em Be'er Ya'akov, onde não teve pudor nenhum em dizer aos alunos que foi expulsa da escola Secundária de Ra'anana por mau comportamento e que os seus pais a enviaram para uma Escola Juvenil para terminar os estudos.

1 comentário:

Paulo Barros disse...

" Este ano entram 150 mil novos alunos no sistema, que no total terá 429 mil crianças na educação pré-escolar, 927 mil no ensino básico e 773 mil no ensino secundário. 15200 jardins de infância vão reabrir, incluindo quase 1000 novos, assim como 4555 escolas, sendo 164 em novas instalações, num total de 64 mil salas de aulas. Além dos alunos regressam também ao trabalho os 148 mil trabalhadores do sector da educação, entre os quais 3800 novos professores e 350 novos diretores."
Tal e qual como em Portugal, lol!!
Bom ano letivo para ti. Abraço Paulo