domingo, 29 de dezembro de 2013

Música de Israel


Metropolin, 1,2,3

Evangelho de Sábado à Noite


Ler o "Novo Testamento" não vai fazer de mim mais ou menos Católico do que, há algunos atrás, ter lido "O Capital" me tornou comunista por temporada e meia. Quem diz Católico ou Comunista, diz Cristão. 
Se bem que Cristãos, de uma maneira ou de outra, somos todos. Novos, Velhos, Ex., Pós, Anti, não há como sacudir essa cruz, por ser o (dito) nascimento daquele que, um dia, morreu na cruz que nos configura o calendário e nos cadencia as básicas coordenadas do quotidiano.
E, inevitavelmente, me leva a pensar que é Sábado à noite e eu estou para aqui, com uma mão numa Bíblia e outra numa almofada. Mas, não (me) faz mal. Tomei os meus Sábados à noite durante a semana.  A sequência foi tal que (ai Yehoshua!) até fodeu a noite de Natal.
Assim, contra tudo e contra todos, até contra o tal coletivo que canta ser do contra, assim ando às avessas. Aquele a quem chamam de Cristo, quer eu queira, quer não, atravessa-se no meu caminho. Mas, cai. O calendário até pode ser dele, mas o meu caminho é meu. 
E esta caminha, onde hoje leio, também. 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

A boa imprensa

No écran da TF1, o líder do partido de esquerda,Jean-Luc Mélenchon, parecia envolto por uma multidão compacta de manifestantes. A realidade é [era] bem diferente. Via Espectador interessado.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A nova paisagem lisboeta

Lisboa está cheia de lixo, mas como o presidente da câmara é um agregador não há alarido nenhum em volta do assunto. Se esta greve fosse com um ministro as televisões já estariama fazer diretos em cima dos caixotes do lixo e a entrevistar as ratazanas e os cães que se deliciam com a nova paisagem lisboeta.
A boa imprensa de António Costa tem produzido bons resultados: há notícias sobre o lixo com as caixas de cometários vazias. Caiu em desuso criticar o presidente da câmara de Lisboa.

Palestiniónio

Surgiu mais um precalço à teoria pallywoodesca que atribui a morte de Arafat a envenenamento por polónio e as culpas do sucedido a Israel: o chefe da agência médica e biológica da Rússia diz que sua investigação sobre a morte do líder palestino Yasser Arafat não encontrou nenhuma indicação de envenenamento radioativo. Trata-se de um revés sério, pois de pouco servirá descredibilizar a fonte, visto que se há coisa de que os russos percebem é de radiação. Com o tempo ainda se descobrirá que Arafat foi envenenado com palestiniónio que alguém próximo lhe pôs na sopa.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Consoada Semita


Enquanto criança, a noite da consoada e todas as tradições natalícias sempre me pareceram uma punição, um severo castigo. 
Na época, não me perguntava outro porquê além do porquê de ter que estar ali. Sem resposta, sem outra reação que não uma interna guerra de nervos, limitava-me a aguçar a repulsa por tudo o que fosse Cristão. Se me pedissem explicações para o meu mutismo, no máximo, conseguia argumentar contra a agonia que me causava a ideia de me converterem ao que quer que seja.
Mas estava ainda longe de saber - de sequer levantar suspeitas - de que esta história era longa e que tinha ido longe demais, que tinha atravessado uma sequência de séculos e até já teria uma barba branca.
Uma barba branca e que não era a do tal Pai Natal, esse palhaço pançudo de quem, ao contrário das outras crianças, nunca cobicei o colo, por me parecer um perverso, um puro pederasta que me inspirava asco. Já Jesus dava-me a ideia que estava ali a mais, como alguém que teve muita sorte por ter estado no lugar certo, na hora certa. D-us - na altura, Deus - convoca-me um certo temor, a que, por mais que gostasse de lhe desobedecer, não me era alheio o desconforto.
Com o passar dos anos, lá dei o salto do instintivo e impulsivo espírito anti-Natalício para algo mais ideológico, tendo como alvo o Catolicismo e as Catequeses da treta. Apoiado por nenhuma crença, só pela convicção adolescente de que o consumismo e o capitalismo eram dois males da mesma moeda e o comunismo é que era.
Foi, só que por pouco tempo. Bastou-me conhecer um par de camaradas para perceber que o comunismo é um presépio faz-de-conta em que não há palha que chegue para tanto burro. Passou-se-me à história. Ficou-me o fascínio pela Perestroika, pela mãe Rússia, pela Polónia, pelas Chequeuroslováquia e pelas Prússias de papel que pereceram e, por obra e graça do sopro santo, me permaneceram.
Mas essa é outra história. Essa é a história. Em vez de pinheiros mansos armados em pinheiros bravos e suas porcarias luminosas, esta é a história de árvores altas e árvores de saltos altos. Da alvorada de uma tão nova quanto anciã alma. De uma genealogia de sangue que, tenho descoberto, teve gerações que, perante a crescente globalização cristã, sobreviveram caladas. 
Não preciso, nem quero que me tragam certezas, nem verdades assentes em ciências, para que à mesa desta consoada só me sente eu e a minha renovada velha alma. O grão ainda por cá continua. O bacalhau, não. Foi substituído pelo salmão.  

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Previsibilidade - 2

Alberto João Jardim e Manuela Ferreira Leite, dois dos reformados benificiados com a decisão do Tribunal Constitucional, já vieram a público saudar o chumbo da convergência de pensões.

Previsibilidade

Os que agora se regozijam com a decisão do Tribunal Constitucional serão os primeiros a berrar contra o aumento de impostos que virá a seguir.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Não havia necessidade

Não há ninguém que explique a determinados professores que nas lutas laborais há que ter em conta o que passa nas televisões? Como é que ao fim de vários anos de contestação ainda não perceberam que não é conveninete levar a cabo ações que ponham a opinião pública contra eles? As cenas de ontem só serviram para atiçar a claque anti-professores e para dar a Nuno Crato o argumento que faltava para instutuir de vez a prova.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Sobre os professores todos opinam

A facilidade com que qualquer pessoa fala de avaliação de professores é impressionante. As televisões estão enxameadas de peritos no assunto - resquicios do tempo da ministra Lurdes Rodrigues. Muitos ainda nem perceberam que a prova de avaliação dos professores apenas foi aplicada a uma minoria de docentes e que não se trata de uma avaliação de todos os professores. O Bagão Felix parece ser um deles: prontíssimo a dar a sua opinião sobre a prova dos professores, mas incapaz de ler o número 2,5 mil milhões sems e enganar dez vezes.

Jornalismo de causas

Mário Soares é personalidade do ano para a imprensa estrangeira. Melhor resumo é impossível. Não ter sido o Obama ou o Hollande já foi uma sorte.

Hiperburocracia

O estado de hiperburocracia impediu a postagem durante estes dias.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Nevões do passado

A Cidade Velha durante o nevão de 1900
Nevão de 1921
Soldados australianos a divertirem-se durante o nevão de 1942 na histórica Rua de Jafa.

Tempestade de neve histórica

Jerusalém costuma ter uma a dois episódios de neve por ano e é costume haver um nevão mais intenso de quatro em quatro anos. Mas o nevão que caiu hoje é considerado histórico: 40 cm de neve acumularam-se na cidade e em alguns locais mais altos a neve chegou aos 50 cm. Segundo os registos a queda de neve de hoje poderá vir a ser a maior dos últimos 90 anos.
A tempestade de neve provocou o caos no transito, o metropolitano de superfície descarrilou e as duas auto-estradas que ligam Jerusalém a Tel Aviv foram fechadas para evitar acidentes. 
Os meteorologistas continuam a prever queda de neve até amanhã nas cotas acima dos 600 metros, pelo que que é provavel que a capital de Israel continue a acumular neve. Jerusalém fica a uma altitude de 754 metros.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Made in Israel - "Shalom Belfast"


Nada melhor do que um documentário, "Shalom Belfast" de seu nome, para fechar as hostilidades de "Made in Israel".
Quanto às hostilidades em cena, eram as do conflito entre os Católicos e os Protestantes na Irlanda do Norte, aos olhos de um Israelita expatriado por aquelas bandas e que ia comparando e comentando as motivações que levavam tais facções a, respetivamente, apoiar a independência da Palestina e o direito dos Judeus em terem o seu próprio país. (Claro que, além das hostilidades em cena, haviam hostilidades à porta do evento com os protestantes da praxe).
Melhor ainda do que a ideia de acabar o festival com este documentário, foi o fato de o dito ter sido seguido por uma aberta discussão sobre os conflitos em questão. Vários pontos de vista foram expostos e em nenhum acordo culminou o diálogo. Afinal a pluralidade é, e sempre será, a palavra de ordem no Estado Sionista - e que é, por sinal, a única democracia no Médio Oriente. 

Jerusalém coberta de neve

Um beijo na neve, Rua Ben Yehuda
O edifício da Knesset
Telhados da Cidade Velha
O metropolitano de superfície junto à estação de Yefeh Nof durante o nevão.
Transeuntes na Rua de Jafa.

Neve

Uma tempestade de neve atingiu hoje várias zonas de Israel, incluindo Jerusalém. A neve começou a cair depois do nascer do sol e em alguns locais chegou a atingir 10 cm de altura. Algumas escolas da capital fecharam e a linha de autocarros número1 esteve bloqueada, o mesmo acontecendo com a estrada 443, umas das principais vias de acesso à cidade.
Para amanhã os meteorologistas continuam a prever neve para os montes Golã, terras altas da Judeia, Samaria e Neguev e para Jerusalém.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Jerusalém

Vista aérea do Museu do Yad Vashem; jerusalém
A capital de Israel está em 4º lugar na lista dos destinos turísticos em ascenção. A posição foi obtiva através votações no site de viagens TripAdvisor. Entre os locais mais recomendados pelos turistas destaca-se o Yad Vashem que se encontra classificado entre os 10 melhores do mundo.

Falácia

O fato de existirem Israelitas e/ou Judeus contra algumas das políticas do estado de Israel não quer necessariamente dizer que estas estejam erradas, antes demonstra que são tomadas num contexto democrático, em que o direito à discórdia está salvaguardado e, em oposição aos países vizinhos, não é punido à lei da bala e/ou da corda. 

domingo, 8 de dezembro de 2013

Golda

Made in Israel - "Fill the Void"

"Fill the Void" foi o filme escolhido para o início da tarde de Domingo. "Fill the Void" é um filme sobre o secreto seio das famílias Judaicas e Ultra-Ortodoxas de Jerusalém. 
No fundo, é um bom filme para ver-se em família, numa tarde de domingo, numa espécie de matiné tardia. Porque um Festival de Filmes Israelitas é um Festival de Filmes de um país, ponto. 
A tão falada política e propaganda é património dos que contra tal (cultural) evento protestam. Esta tarde, os ditos não compareceram. Devem (finalmente) ter percebido o que significa terem-lhe dado o democrático direito da idiotia.  

Rasteiro

O Daniel Oliveira já terá pedido desculpa ao Presidente da República? Era o mínimo que se exigia depois do ataque vil e rasteiro que lhe fez.

O comunismo termina sempre com estátuas derrubadas

Derrubam-se num um lado, mas erguem-se de outro. Não tarda nada que a Venezuela esteja cheia de estátuas do comandante supremo Hugo Chavez. É um traço comum de todos os comunismos do mundo: a glorificação em bronze dos amados líderes.

Música de Israel


Eyal Golan, Yisrael

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Made in Israel - "Traffic Light" & "Loaded"


À entrada, depois de a simpática da recepcionista ter-me passado de pronto cartão (de entrada), é a vez do segurança me fazer uma das perguntas-chave e da praxe:
- Are you carrying something that was given to you on the way to the Cinema?
- No. I wish I had the chance to meet somebody who has given me some money.
O segurança sorri e, com a mão, manda-me entrar na sala de cinema.
Assisto a duas séries de comédia Israelitas. Se por cada gargalhada dada por uma piada sobre dinheiro tivesse ganho dez mil Shekels, a esta hora estaria rico. 
Mas estou só jantado. Pizza e refrigerante à conta da Embaixada. O bilhete também foi à borla. E ainda há quem os queira caluniar, chamar de forretas e fazer com que semita e avaro sejam sinónimos no dicionário da língua do sempre.  

Vale tudo

Qualquer pretexto serve para atacar o atual Presidente da República e com isso promover o futuro candidato da esquerda. Até a morte de uma pessoa. E depois os outros é que são fanáticos.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Made in Israel - Cerimónia de Abertura seguido de "Adam Resurrected"


Começou, ontem à noite, o festival de cinema e TV "Made in Israel", aqui em Dublin.
Há dois anos atrás, o mesmo festival, então o primeiro em solo Irlandês, teve lugar na cave de um cinema alternativo. Este ano, como destacado durante a cerimónia de abertura, em vez de na cave, as sessões decorrem no terceiro andar de uma das principais salas de cinema da cidade.
Lá fora, estavam uns quantos (trinta, se tanto) gatos pingados a gritar Gaza, como quem grita golo. Da outra vez, lembro-me bem, eram mais e mais barulhentos. Os espetadores, tanto à entrada como à saída do recinto, até tinham direito a insulto.
Sempre haverão vozes dissonantes contra o fato do povo Judaico assinalar a dignidade de ser diferente. O que, no fundo, só se trata de um direito. Que pode ser expresso através da arte, da cultura, do cinema. Como é o caso.
O filme, que é afinal o que importa e o que para aqui é chamado, o filme foi fixe. Os doughnuts e outras iguarias do Hanukkah estavam uma delícia. 

Ha'aretz

Eilat

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Pallywood distraiu-se

Logo agora que estava a correr tão bem a campanha mediática para culpabilizar Israel pela morte de Yasser Arafat é que aparecem uns investigadores franceses com umas conclusões inconvenientes sobre o assunto. Na certa uma pequena distração do Pallywwod. Mas quando o Pallywood se distrai há sempre alguém que assume o seu papel.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Notícias da paz

Recuo

A prova do Crato teve o mesmo destino que a avaliação da Lurdes Rodrigues e que as aulas de substituição. É o destino de todas as coisas feitas com os pés. Espera-se que ao menos devolva o dinheiro da inscrição aos professores. E um pedido de desculpa também não caía mal.

Racismo de trazer por casa

Pior do que os modos dalguns dos Israelitas para com alguns dos Árabes e pior ainda do que o trato de muitos dos Árabes para com muitos dos Israelitas, pior que isso, só o asqueroso desrespeito dalguns Árabes pelos outros Árabes.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Israel do passado

Comboio fabricado na Alemanha entra na velha estação de Jerusalém. Este comboio fez parte das reparações pelo Holocausto acordadas com a Alemanha em 1952. A fotografia é de 1956.

Celebrações Sionistas

Museum of the Jewish Diaspora - Tel Aviv, Vitor Vicente, Setembro de 2010

Acabei de chegar do "Seminário sobre as Redes Sociais, seguido de Celebração do Hanukkah", organizado pela Embaixada de Israel (daqui) da Irlanda.
Acabei de chegar de Israel. Mais dado e habituado à Diáspora do que qualquer outra nação, Israel tem o condão de nos conseguir levar a sua casa, sem que tenhamos que caminhar muitos metros para além da quotidiana porta da casa de todos os dias. A que ainda acresce a vantagem de nos proporcionar esta viagem a custo zero. 
Acabei de chegar donde nunca saí. Afinal toda e qualquer passada é sempre em direção da cidade sagrada. 

Presidente Peres apoia o casamento gay

Numa entrevista concedida durante a visita que está a fazer oa México, Shimon Peres declarou o seu apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. As declarações do presidente israelita surgem como resposta a um novo projeto de lei para regular as relações entre casais do mesmo sexo que está a ser promovido pelo ministério da Justiça.
Em simultâneo, o Partido Trabalhista avançou com uma proposta de lei para permitir aos casais de pessoas do mesmo sexo com filhos os mesmos benefícios fiscais concedidos aos casais de pessoas de sexo diferente.
O casamento cívil é assunto atualemnte em discussão na Knesset, onde conta com o apoio do ministro das Finanças, Yair Lapid, e da ministra da Justiça Tzipi Livni.